Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



terça-feira, 7 de maio de 2013

O apóstolo Paulo guardava o sábado?



Os sabatistas quando leem a bíblia dão interpretações completamente diferentes do que está explícito.

Sabemos que qualquer religião quando não condizente com a palavra de Deus, ou mesmo uma denominação que se diz evangélica, mas que traz uma heresia que é vista pelas outras, tentam dar uma interpretação bíblia diversa para fundamentar seu erro.

Não há como falar que Paulo observava o sábado ou fazia apologia ao mesmo lendo o NT, bem como não falava que o domingo era um dia para ser observado, um substituto do sábado.

O adventismo é o principal grupo cristão da guarda do sábado, mas tem outros mais, que se utilizam de textos em Atos para dizer que quando Paulo “disputava” com os judeus nas sinagogas com era seu “costume”, era porque ele estava também observando o sábado.

Texto sem contexto é pretexto para heresias!

Quando Paulo estava nas sinagogas pregando em dias de sábado, não queria dizer que estava guardando ele, mas sim cumprindo o que ele disse em 1 Corintios 9:20-22 onde ele diz que “se fez como judeu para ganhar os judeus, fiz me como se estivesse debaixo da lei”. Tanto que o costume de Paulo não era a guarda do sábado, mas a disputa com os judeus sobre o Messias Jesus.

Ora, isto é claro que o mesmo para alcançar os judeus, tinha pelo menos se portar como um respeitador das tradições daquele povo, assim como ele se fez para com os gregos, romanos e outros mais.

Dando um exemplo, é como se para pregar em uma determinada comunidade que quer ouvir o evangelho, precisa-se vestir branco por causa da tradição, é claro que não estamos nem aí para isto, mas para alcança-los, por que somos fortes, o fazemos para não escandalizar. Vemos muito disso nos missionários que pregam em países mulçumanos e hindus.

Temos outras passagens que mostra claramente que Paulo não vivia seguindo os costumes de guarda de dias, não só o sábado como em Colossenses 2:16-17.

Deixo vários textos para afirmar que, Paulo jamais fez menção da guarda do sábado para os crentes de origem gentílica, pois nem ele como judeu vivia como tal, são textos para sua leitura:

Efésios 2:14-15; Gálatas 3:24-25; Hebreus 7:12 e Romanos 14:5-6.

Por fim, o texto que melhor expressa o sentimento cristão com relação ao tema, é do texto de Romanos 14:2-7.

Se alguém guarda o sábado, o faz para o Senhor, porém não julgue quem não faz diferença de dias, da mesma forma quem não faz, não julgue quem faz.

Tudo é para o Senhor! Eu não julgo quem guarda o sábado, mas combato a heresia da interpretação diversa do verdadeiro sentido da palavra.

Eu mesmo, as vezes, observo o sábado com o fim de separação em determinado tempo. Porém posso ter este mesmo tempo como se fosse um sábado numa quarta-feira, ou quinta-feira.

Não importa o dia, mas sim a intenção! Para mim, todos os dias são separados para Deus.
Foi para liberdade que Cristo nos libertou, sou livre para servir a Deus, desde que arraigado na sua palavra.

Que Deus vos abençoe, fique na Lei de Cristo.

Artigos relacionados com o tema:
Moisés ressuscitou antes de Jesus como afirmam os adventistas?
O crente (cristão evangélico) pode ser maçom?
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/09/o-crente-evangelico-pode-ser-macom.html
Falsos profetas, como agem e como identificá-los:

21 comentários:

  1. Amigo, Paulo não pregou somente para Judeus. Muito pelo contrário, Paulo é o apóstolo principalmente dos Gentios. Prova disso são suas viagens missionárias em que buscava evangelizar a todos. "E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas. E TODOS os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus E GREGOS." - Atos 18:3-4
    Como diz claramente o verso mencionado, a profissão de Paulo era fazer tendas, mas em TODOS OS SÁBADOS ia à igreja. Não podemos admitir que o apóstolo Paulo, chamado pelo próprio Jesus, estivesse tão desavisado e continuasse, de maneira supostamente equivocada, a guardar todos os sábados, como é visível em todas as suas viagens missionárias e em sua vida!!

    Não fosse isso, o próprio Jesus não teria afirmado: "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, ATÉ QUE O CÉU E A TERRA PASSEM, NEM UM JOTA OU UM TIL JAMAIS PASSARÁ DA LEI, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus." - Mateus 5:17-19

    Bem amigo, foi Jesus quem disse, e se nem o céu e nem a terra “passaram” então não devemos ignorar nenhuma vírgula e nem um til da Lei de Deus, QUANTO MAIS UM MANDAMENTO INTEIRO!!!!!

    Tiago também acrescentou: “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.” - Tiago 2:10

    Que Deus revele a Sua VERDADE a todos nós!!!! Um abraço.

    Veja também: http://www.jesusvoltara.com.br/ados/pag18.htm
    (sou um eterno aprendiz da palavra de Deus, mas deixo meu e-mail para conversarmos à respeito: mariogbm@ibest.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão,Jesus disse que nenhum mandanento deveria ser rejeitado até que tudo se cumpra,e Jesus cumpriu toda a lei pois ele é o fim da lei.

      Excluir
  2. VOÇE DIZ ACIMA QUE PAULO NÃO GUARDAVA O SÁBADO E NEM A LEI E NÃO HÁ COMO PROVAR ISSO NA BLIBLI - ENTÃO VEJAMOS O QUE O PRÓPRIO PAULO DISSE - ATOS 24-14 -PORÉM CONFESSO-TE SEGUNDO CAMINHO A QUE CHAMAM SEITA ASSIM EU (PAULO) SIRVO AO DEUS DE NOSSOS PAIS CRENDO EM TUDO O QUE ESTA ESCRITO NA LEI E NOS ESCRITOS DOS PROFETAS - ASSIM COMO OS FARISEUS DIZIAM QUE PAULO ERA DE UMA SEITA VOÇES FARISEUS MODERNOS DIZEM QUE A IGREJA ADVENTISTA É SEITA ASSIM COMO PAULO CRIA NA LEI E QUE CRE OBEDECE E O SÁBADO FAZ PARTE DA LEI NOS ADVENTISTAS TAMBEM CREMOS E SE CREMOS OBEDECEMOS A OEDEM DO CRIADOR DADA NO EDEN DE GUARDAR E SANTIFICAR O DIA DE SÁBADO E E MAIS TODOS OS PROFETAS GUARDARAM O SÁBADO INCLUSIVE JESUS O NOSSO SALVADOR JESUS NUNCA DISSE QUE O SÁBADO SERIA ABOLIDO - ME CONVIDEM PRA FALAR EM VOSSA IGREJA IREI COM PRAZER NÃO COBRO NADA TRABALHO PRA DEUS NEWTON EBENEZER

    ResponderExcluir
  3. São palavras de pessoas que não compreendem muito bem o que o que é a liberdade que Cristo nos libertou, muito menos a diferença da maldição da lei e a lei de Cristo, para tanto, deixo os seguintes links:

    http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2011/06/seitas-e-heresias-parte-ii-adventistas.html

    http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/01/devemos-guardar-o-sabado-ou-o-setimo.html

    http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2011/11/lei-e-graca-um-anula-o-outro.html

    Leiam com atenção e procurem entender o que falo.

    ResponderExcluir
  4. Pq D-s não aceitou a oferta de Caim? Eram frutos, parte da natureza criada pelo Divino, não havia nenhum mal visível, porém D-s havia pedido um animal. D-s não aceita ser adorado de qualquer maneira, Ele nos dá preceitos para que possamos O adorar em espírito e em verdade, sejamos sábios, a biblia não comprova que o sábado foi abolido. Que possamos adorar a D-s da forma q Ele pede e não da forma que nós pensamos ser correta, para que não nos suceda oq aconteceu com Caim q se tornou um ímpio! Irmãos, muitos pensam q a lei é um fardo, mas na verdade ela é amor, pq D-s escreveu com seus próprios dedos, são recomendações de como viver bem com D-s e com nosso próximo! Que o amor ágape nos inunde, é sempre bom discutir ideias, abraços!

    ResponderExcluir
  5. A lei cerimonial, incluindo o sábado era sombra das coisas futuras, Cristo vindo revelou seu real sentido. Nosso descanso não é um dia semanal e sim em Jesus, nosso sábado.

    Por tudo que postei e em outros artigos, está mais que comprovando que os cristãos gentios não guardavam o sábado, nem mesmo os judeus não viviam mais nesta lei cerimonial, incluindo os apóstolos (Gálatas 2:11-21).

    Não sou contra alguém guardar o sábado (mesmo assim os adventistas guardam ele da maneira errada, não condizente com o sábado judeu), desde que não seja por imposição. Não importa o dia da semana, desde que você tire pelo menos um dia para Deus, sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi doutor da Lei? você tá mais por fora de Bíblia e história da Igreja que bumbum de índio. Quando Deus fez o sábado não havia judeu sobre a terra, ele foi feito por causa do HOMEM. Esse seu comentário é baseado no achômetro, não nas Escrituras..... Vê se le um pouco cara...deixa de ignorância.

      Excluir
  6. O grande problema aí, é novamente a questão judaizantes dessas seitas, que se dizem cristãs, mas sem abrir mão das caduquices judaicas.
    Essa questão do sábado e tão bizarra, que se um judaizante guardar o sábado la no Japão,aqui já é domingo, sábado foi feito para os judeus como nação,[Deus tratava Israel como nação]pois era sábado em qualquer parte do pais, e sem fusos horários rss..mais mais bizarros,são estas seitas se fundamentarem em algo que já foi mais que refutado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enio, desculpa, você tem miolo na cabeça? tem condições de pensar ou é um desses marionetes que sentam no banco de uma igreja e diz amém pra tudo que houve?.... BÍBLIA É PRA GENTE QUE PENSA.....NÃO PRA PAPAGAIO DE PIRATA

      Excluir
  7. Alguns internautas me fizeram as seguintes perguntas sobre a guarda do sábado: “Se guardar o sábado hoje é legalismo, por que o próprio Cristo o guardou, ao andar na terra? A instituição da guarda do sábado é anterior à lei mosaica; ocorreu em Genesis 2, quando ainda não existia Israel. Isso não significa que esse mandamento é para todos povos? Como defender que esse mandamento não é para a Igreja, se em Êxodo 20 e Isaías 56 menciona-se o estrangeiro?”

    É importante observar que o Senhor Jesus respeitava os costumes dos judeus, a ponto de ter sido circuncidado por seus pais ao oitavo dia! Por que os guardadores do sábado não fazem o mesmo? Guardar a lei não é apenas observar os dez mandamentos. Estes são apenas um resumo da lei mosaica. Veja o que o apóstolo Tiago disse: “qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos” (2.10).

    A posição do Mestre sobre o sábado é clara. Leia Mateus 12.1-14. Ele nunca ensinou os seus discípulos a guardarem o sétimo dia. Por que Ele não fez isso, já que tal mandamento é tão relevante? Ao ser questionado pelos religiosos, Ele não fez a mínima questão de salientar que o tal mandamento é atemporal e aplicável à sua Igreja. Ele preferiu responder como outra pergunta: “É lícito no sábado fazer bem ou fazer mal? Salvar a vida ou matar? E eles [os fariseus] calaram-se” (Mc 3.4).

    Note que a lei e os profetas duraram até João Batista (Lc 16.16). Este profeta viveu no período neotestamentário, mas seu ministério obedeceu aos parâmetros prevalecentes no Antigo Testamento. Com a manifestação do Verbo de Deus, além do ministério profético veterotestamentário, a lei mosaica deixou de vigorar. Ele inaugurou um novo tempo! A graça e a verdade vieram por Jesus Cristo (Jo 1.17; Rm 10.4). Meditemos em Gálatas e tenhamos cuidado com o “outro evangelho” (1.6-12).

    Quem disse que a instituição da guarda do sábado se deu em Gênesis 2? Ali, Deus apenas santificou o sétimo dia, após ter concluído a obra da Criação. A instituição da guarda do sábado se deu oficialmente depois da saída do povo de Israel do Egito (Êx 16; 20). Uma coisa está atrelada à outra (Dt 5.12-15). Veja se os patriarcas guardavam o sábado! Abraão, Isaque, Jacó e José o guardaram? Aliás, será que os adventistas já observaram que Deus trabalhou no sétimo dia? “E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra [...]” (Gn 2.2).

    A guarda do sábado é um mandamento exclusivo para o povo de Israel (Êx 31.13). Isso está escrito na Bíblia. Leia Êxodo 20.1,2, com atenção: “Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”. Quem foi tirado do Egito, da casa da servidão, a Igreja ou o povo de Israel?

    Quanto ao estrangeiro, mencionado em Êxodo 20 e em outras passagens correlatas, é óbvio que ele teria de guardar o sábado também! Todo estrangeiro deve cumprir a lei que vigora no país onde ele reside. Se eu for morar em algum país, como Estados Unidos ou Alemanha, por exemplo, será que viverei lá como se estivesse no Brasil? Claro que não! Terei de respeitar a lei vigente ali.

    Aliás, já que estamos discutindo se Êxodo 20 e passagens afins são para Israel ou para a Igreja de Cristo, gostaria de saber se os animais dos irmãos que seguem fielmente o Decálogo também guardam o sábado! Afinal, o mandamento em apreço era extensivo aos animais: “o sétimo dia é sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu [...] nem teu animal” (Êx 20.10).

    O texto de Isaías 56 contém uma promessa para Israel a respeito da guarda do sábado. Essa passagem alude ao povo israelita, à semelhança de Êxodo 20. Nesse caso, o que eu asseverei sobre os estrangeiros, acima, também se aplica a todas as passagens correlatas. O que os cristãos observadores do sábado precisam mostrar, na verdade, é o mandamento da guarda do sábado para a Igreja de Cristo, no Novo Testamento! Fica aqui o desafio.

    ResponderExcluir
  8. Enio, muito bom seu comentário. Nem os judeus conseguem guardar o sábado da forma correta, e vem um pessoas de procedência gentia querendo guardar, mas da forma "à brasileira" se é que me entende.

    Para voce ver, os adventistas do sétimo dia acendem fogo aos sábados, coisa que é proibida na bíblia. A resposta é ridícula que me deram uma vez sobre isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel, você conhece a origem dos Fariseus? sabe a história sobre eles.... então estimado, esse seu comentário se aproxima ao proceder dos fariseus... Não associe o sábado aos judeus... não tem nada haver. Fariseu moderno.

      Excluir
  9. Perfeita explicação!! Tu tens o Espírito Santo na tua vida, pois só Ele mostra a verdadeira palavra de Deus... Gostei mt do blog vou ler os estudos são edificantes... Abcs Ivanilson Ribeiro

    ResponderExcluir
  10. Boa noite! Li o texo acima bem como os comentários abaixo e os versos citados, porém surgiu uma dúvida ao me atentar no verso citado de salmos no início do Blog. Tenho como hábito estudar a bíblia pedindo auxílio ao Espírito Santo de Deus para que ao eu ler também compreenda e esteja disposta a priticar. Bom sabemos que: Toda Escritura É Inspirada Por Deus E Útil Para O Ensino, Para A Repreenção, Para A Correção, Para A Educação Na Justiça, A Fim De Que O Homem De Deus Seja Perfeito E Perfeitamente Habilitado Para Toda Boa Obra. (2 Timóteo 3 - 16,17), sendo assim tanto o novo como o velho testamento tem a mesma inspiração Divina. Entendo que a leia de Moisés assim como a nossa que temos nos dia de hoje servia para promover a ordem, a organização e a boa convivência e entendo que os mandamentos os quais foram escritos pelo próprio Deus sejam eternos assim como Ele é eterno e não muda:Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Malaquias 3:6-7 creio que fora dado para que o povo demostrasse amar a Deus através da obediência. Quanto ao sábado Deus escreveu: "Lembra-te".Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
    Êxodo 20:11, Por que santificar o sábado? Bom, minha dúvida é seguinte: A qual lei de Deus e a quais mandamentos o salmista se refere nos versos citados acima no blog de vocês, considerando o texo e os comentários citados e a que dia do Senhor o apóstolo João faz referência no livro de apocalipse? Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
    Apocalipse 1:10
    Sou temente a Deus e quero fazer o certo, por que Ele é quem rege a minha vida. Por favor respondam as minhas perguntas, Vou ler atentamente e com ajuda do Espírito Santo de Deus compreenderei. Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  11. Sábado não foi instituído para o Judeu... sábado foi dado no Eden Gênesis 2:2. É o sétimo dia da criação. Deus só pediu para que os Judeus lembrassem do sétimo dia para o santificar (sábado). O sábado foi criado para o homem. Jesus disse que não veio abolir a lei mas cumpri-la Mateus 5:17. A lei abolida na cruz foi das ordenanças Efésios 2:15, por isso hoje não há mais sacrifício de cordeiros, pois Jesus é o verdadeiro cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

    ResponderExcluir
  12. so ler ai tem muitas explicações ai

    ResponderExcluir
  13. https://jesusvoltara.com.br/ados/pag18.htm

    ResponderExcluir
  14. Cara... é muita ignorância junta. (desculpem o desabafo) O problema é que a maioria dos crentes leem a Bíblia com as lentes denominacionais, ou pior ainda, através do cristianismo apostatado. Leiam a bíblia sem antes pré-julgá-la, sem os PRÉ conceitos teológicos desenvolvidos na mente de vocês. SÁBADO É BÍBLICO E NÃO É DE JUDEUS

    ResponderExcluir
  15. Eu até ia ler um pouco esse blog..... mais é tanta desinformação, tanto besteirol junto que dá sono... crentalhada com alto grau de analfabetismo bíblico e teológico.

    ResponderExcluir
  16. Paulo e Barnabé foram à sinagoga no sábado, e o apóstolo foi convidado a pregar. Outros líderes, com sinceridade, afirmam que Paulo só pregava na sinagoga, por isso pregava aos sábados. ... Atos 13:42 – “E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas.”5 de out. de 2017 o que dizer disto?

    ResponderExcluir