Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz ano novo! Shaná Tovah.

O Templo Jovem e o blog Templo Jovem Virtual desejam a todos os seus membros, seguidores, leitores um feliz e próspero ano novo.

Que as bençãos possam ser despejadas em suas vidas.

Ano de conquistas, e vitórias à todos...

São os votos também da família de "sacerdotes"...... Samuel, Lis e Avner Cohen.

Shaná Tovah! Chag Sameach. (Feliz Ano Novo! Feliz festa!)

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Sensualidade dentro da Igreja


É imenso pesar que faço esta matéria!
Um dos pecados que mais destroem o povo de Deus em sua grande maioria, os jovens solteiros, tem se alastrado cada vez mais.
No dia em que estava fazendo este artigo, ao pesquisar na internet em sites evangélicos assuntos do cotidiano, acessei um site “evangélico”, que se acha um defensor da bíblia, só que o que mais ama é “detonar” os evangélicos, pois para ele só os anglicanos é que estão certos. Acesso ele com a intenção de ver as baboseiras e retrucar algumas em forma de matéria aqui no nosso blog.
Porém neste mesmo dia, este site com a intenção de denegrir os evangélicos, postou um artigo onde alguém (que se diz evangélica) o fez um site com o foco de mostrar que as “crentes são gostosas”.
Não é um site pornográfico, mas que mostra as “evangélicas” em poses sensuais, fora o nome que nem vou citar para não dar ibope para este povo.
Eu achei que já tinha visto de tudo nesta vida, quando me deparei com aquilo (nunca pensei numa coisa desta) fiquei estarrecido! Até que ponto chegamos meu Deus.
É evidente que nas Igrejas evangélicas nem todo mundo vive uma vida de santidade, porém a coisa nestes últimos dias tem se deflagrado de uma forma sem pudor, onde os crentes não tem mais vergonha de pecar e nem se arrependem dos mesmos.
A sensualidade que o diga! A coisa mais rara é ver um casal que se casou sem antes ter tido uma relação, para o incrédulo isto é normal, porém para o povo de Deus isto não pode!
Não é querendo me gabar, mas só fui conhecer minha esposa (intimamente falando) na lua de mel, após o casamento. Mas hoje, mesmo que as pessoas não confessem, muitos têm mantido relações sexuais antes de se casar, e olha lá quando casa.
Sim, esta comum os jovens evangélicos se “experimentarem” e ficar por isto mesmo, nem tem a hombridade de legalizar a situação.
As igrejas estão cheias de pessoas hormônios a flor da pele! Onde está o domínio próprio citado em Gálatas 5:16-25? Fico vendo que as pessoas não têm mais vontade de se arrepender dos pecados.
É virando uma coisa comum, pessoas “evangélicas” na porta da Igreja, isto é, o culto está acontecendo ou então até mesmo perto de terminar, e já tem pessoas na parte externa só nos “namoricos”, marcando encontros, moças se mostrando em sensualidade para os rapazes mexerem com elas e por aí vai.
Que deixar bem claro se você é um destes, Igreja não é shopping! É um lugar para cultuar em unidade com os outros à Deus. Não para ficar em flertes ou poses sensuais.
Em I Coríntios 6:18 há uma séria advertência ao pecado da prostituição! Diz: “Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo”. Ora, se devemos fugir é porque ela vem atrás e tal pecado gera maléficos ao Templo onde Deus habita, nosso corpo, como o Senhor vai habitar em lugar corrompido?
Há pessoas que não prostituíram, mas fica evidenciado em muitos a sensualidade. Ou seja, são pessoas que gostam de vistas como “as gostosas (os) da Igreja”, faz tudo para atiçar os outros, chamar os olhares para seu “corpão”, se mostrando não como alguém belo, mas como uma meretriz, uma “piriguete” ou “pirigueto” (sei lá se isto existe).
Com relação a isto deixo o textos de Judas 1:19 que fala que os mesmo não possuem o Espírito, Apocalipse 2:20 onde diz que o mesmo espírito maligno que havia em Jezabel (que dominava os homens com a sensualidade) habita em que é sensual, ou usa a mesma para atingir seus alvos.
Concluindo este artigo, deixo também textos que nos mostram como devemos nos portar, são os de Provérbios 11:22 que fala que a mulher bonita quando não é discreta, é como jóia no focinho de porco, ou seja, nunca será valorizada; I Timóteo 2:9 que diz que devemos ser descentes no nosso trajar e em nosso comportamento.
Para quem está lendo este artigo, não pense que sou daqueles que proíbem tudo. Não sou contra as pessoas se produzirem, usarem adereços ou uma roupa bonita, mas tudo com decência, evitando uma amostragem do corpo de forma escandalosa.
Obs.: Peço que não vasculhem na internet este site que mencionei no início, pois nem sei se realmente é uma “evangélica” precisando que alguém lhe expulse este demônio, ou alguém querendo mesmo avacalhar, enfim, quanto mais acessarem ele, mais existiram. Devemos repudiar isto.
E isto vale também para fotos que muitos postam em facebook, orkut, twiiter e outras redes sociais. Não fique mostrando aquilo que não é para ser mostrado, ou que deve ser mostrado apenas para seu cônjuge.
Que Deus vos abençoe e fugi da sensualidade!

Artigos relacionados:

Namoro, noivado e casamento, o que a bíblia diz?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/03/namoro-noivado-e-casamento-o-que-biblia.html

A influência da internet na juventude
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/influencia-da-internet-na-juventude.html

Livre arbítrio, foi nos dado?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/10/livre-arbitrio-foi-ou-nao-nos-dado.html

Masturbação é pecado?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/07/masturbacao-por-que-e-pecado-sim-ou-nao.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Vida após a morte! Qual é a situação do que morreu salvo e do que morreu perdido?


Tentarei ser breve e o mais claro possível separando em dois itens, o primeiro falarei da situação do perdido e em segundo da situação do salvo.
Situação do perdido:
Sabemos que o perdido é aquele que se foi sem Deus. Bem, este segundo o evangelho de Lucas 16:20-31 temos a nítida certeza que, os que se perdem não ficam em um estado de desaparecimento e nem muito menos em um lugar temporário para pagar pelos erros e depois ser redimido.
Peço que leiam também o artigo que fiz sobre isto, chamado “Purgatório, existe ou não?”(na parte final do blog relacionarei o link).
Diante deste texto e do artigo citado, não há que se falar que o inferno é aqui na terra, ou seja, quando alguém morre sem Deus, já vai com o destino certo para o inferno.
Sendo o inferno algo temporário, o que será definitivo é o lago de fogo, um lugar para a eternidade, onde serão lançados o diabo, seus demônios e todos aqueles que não tiveram seu nome inscrito no livro da vida (Apocalipse 20:10-15).
Bem, com isto acho que já dá para ir para próxima parte.
Situação dos salvos:
Posso também utilizar como fonte o mesmo texto de Lucas 16:20-31. Vemos ali a pessoa de Lázaro, um salvo que diferentemente do rico, estava no seio de Abraão, um lugar longe do sofrimento, porém não considerado o paraíso.
O seio de Abraão era o lugar onde os salvos iam antes do advento da cruz de Cristo.
Em Efésios 4:8-10 é nos revelado (isto é o que muitos defendem inclusive eu) que durante o curto período entre a morte e ressurreição de Cristo, o mesmo foi ao inferno tomar das mãos do diabo o poder que o mesmo tinha quando o homem caiu, cumprindo o escrito em Colossenses 2:14-15.
Também neste pequeno tempo, Ele estava anunciando sua vitória naquele lugar, ao contrário que muitos pensam, Jesus não foi pregar o evangelho, mas sim anunciar sua vitória tanto para o diabo e seus demônios, como também para aqueles que foram rebeldes as palavras de salvação, desde os tempos de Noé (1 Pedro 3:19-22).
Bem, voltando um pouco, quando se diz “levou cativo o cativeiro”, ora isto nada mais é que Jesus quando desceu ao hades, Ele levou os que estavam no seio de Abraão para o paraíso.
Vemos esta promessa em Lucas 23:43. Cristo não disse que o ladrão estaria no seio de Abraão, mas sim no paraíso. Aqui temos o vislumbramento da superioridade da Nova Aliança em Jesus.
Assim, podemos entender que os que morrem em Cristo Jesus, não vão para o seio de Abraão mais, mas sim para o paraíso, o lugar que Paulo foi arrebatado em 2 Coríntios 12:2.
Uma observação: já li um artigo de uma pregadora que disse que, quando Jesus foi ao inferno tomar do diabo o seu poder, subjulgando à todos (até aqui tudo certo), ela disse uma heresia depois, ao se referir que neste tempo Jesus estava sendo também torturado no inferno.
Isto é um erro grotesco diante do que já foi exposto aqui. Ainda mais que todo o sofrimento cessou quando Cristo disse: “está consumado”, daqui pra frente o que fez foi anunciar sua vitória, expondo os poderes das trevas na cruz, levando cativo o cativeiro em direção ao paraíso e se assentou a destra de Deus.
Voltando ao assunto salvação pós morte, ninguém que morre agora em Cristo vai ficar dormindo espiritualmente!
Quando a palavra diz “dormir” no sentido dos que já se foram em Jesus como em I Coríntios 15:06, precisamos entender que isto se refere ao corpo e não ao espírito.
Em I Tessalonicenses 4:13-18 vemos que esta palavra dormir está ligada ao corpo morto, porém quando Cristo vier nas nuvens para arrebatar seu povo, os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro e depois se dará o arrebatamento dos vivos.
Note que o acima citado só se mostra vinculado ao corpo, ou seja, o corpo será transformado em um corpo imortal.
Em momento algum se fala de um sono espiritual, pois como já dito o espírito vai para Deus, no paraíso, e lá fica aguardando até que o Senhor Jesus mande suar a trombeta da ressurreição.
Após este período então, acontecerá algumas coisas ainda (não vou falar sobre isto pois não é o assunto – leia o artigo “O fim dos tempos”), sendo que depois se cumprirá o escrito em Apocalipse 21 e 22, onde não estaremos mais no paraíso, mas em uma nova terra, com novos céus, a Nova Jerusalém.
Este será destino final para todo crente em Jesus, o Cristo.
Que Deus vos abençoe e esteja sempre aguardando com está esperança.
Artigos relacionados com o tema:

Purgatório, existe ou não?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/08/purgatorio-existe-ou-nao.html

O Fim dos tempos - Arrebatamento
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/04/o-fim-dos-tempos.html

O fim dos tempos II (a era após o arrebatamento)
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/04/o-fim-dos-tempos-era-pos-arrebatamento.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Macumba evangélica


Não se assuste com o nome, mas defini desta forma por achar semelhanças em determinadas crenças ditas “evangélicas” com crenças da macumbaria.
É assombroso o número de igrejas que tem seguido o exemplo da IURD com seus “passes”. Penso que, com tanta coisa boa para ser seguida, só seguem o que está errado!
Se ligas a TV ou numa rápida navegada na internet, nos deparamos com inúmeros “pastores” que pregam este evangelho misto.
Utilizam “rosa ungida”, “sal grosso”, “patuá”, “martelinho da promessa”, “amuletos de proteção”e outras coisas mais.
É cediço que o maior problema está em transferir à estes objetos o poder divino, ou seja, não é ter Jesus que nos dá o milagre, mas sim temos que possuir um destes objetos ou receber a oração forte deste ou daquele “homem de Deus”.
A base bíblica mais forte utilizada para isto, ou pelo menos se defendem utilizando este texto é o de Atos 19:11-12 que diz: “E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia maravilhas extraordinárias, de sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles e os espíritos malignos saiam”.
Com este texto temos o seguinte acontecimento: Paulo quando pregava, assim como fazia Jesus, também orava por enfermos e endemoniados, como (creio eu) vinham muitos à ele, não dava para orar por todos ou então por ter pessoas que não conseguiram levar os seus parentes ou amigos que necessitavam da oração, ele dava lenços seu e aventais que eram tocados em seu corpo aos mesmos.
Note que estas peças de pano, poderiam ser de Paulo e de pessoas que levavam à ele para o mesmo tocar e passar poder para os tais. Seria hoje em dia como um pastor que dá seu lenço para alguém em meio a oração lhe dizendo para dar o mesmo para um enfermo.
Tal costume não era algo novo, na verdade este costume derivava de um pensamento do povo de Éfeso, eles criam que se pegasse algum objeto de alguém abençoado, tal poder lhes seria transmitido.
Podemos então pensar, ora, Paulo introduziu um costume pagão no evangelho! A reposta será não! Temos que levar em conta a astúcia de Paulo com os costumes daquele povo.
Era um costume, não estava ligado a nenhuma “divindade” idólatra deles, sendo utilizado este costume para ajudar na fé e pregação do evangelho para os gentios daquela região. Vemos algo semelhante com Cristo em Mateus 8:8 onde um centurião rogou por uma pessoa que não estava presente com eles, ao que lançando uma palavra lhe foi curado.
Então você pode me questionar, qual é o problema então atualmente?
É simples, o que acabei de narrar aqui é bem diferente do que vemos hoje em dia.
Paulo nunca disse que o lencinho tinha poder, mas sim ao pregar o evangelho o poder estava tão forte com ele que como uma forma de transmissão, agindo pelo costume daquele povo, agiu desta forma, como a unção por azeite de oliva, não é o azeite que tem poder, mas sim Jesus, o azeite é só um símbolo. No objeto não tem nada, mas a fé da pessoa é simbolizada ali.
Já nos nossos dias, o poder está no objeto, ao ponto que os mesmos são vendidos. Tem o objeto menor e maior, cada um de um preço, sendo que o maior as coisas acontecem mais rápido.
É um absurdo isto. Não há mais um evangelho, mas sim um lugar onde você compra a benção. Tipo, “traz a pessoa amada em três dias (rosa vermelha – R$ 100,00), em 7 dias (rosa branca – R$ 50,00)”.
Vi programas que fazem uma arca miniatura e dizem “nesta arca tem poder”, ou “quem possuir esta arca a sua vida vai mudar”.
Isto é bem diferente do que aconteceu com Paulo. É preciso lembrar que Paulo não pregou assim, mas falava do poder de Deus e de forma intercessória se utilizou de alguns objetos, porém jamais atribuiu força alguma nestes “talismãs”.
É de suma importância fazermos uma comparação com os dois textos citados da bíblia, ambos foram dirigidos à pessoas que não estavam presentes, ambos foram libertos, um teve objeto e o outro teve uma oração a distancia, porém o que fez o milagre foi o poder de Deus.
O que quero dizer é que se alguém pede para mim orar em uma peça de roupa de alguém, oro como sendo um símbolo, sendo que sei que o mesmo ocorreria (milagre) se a pessoa não trouxesse nada, apenas me falasse o nome de alguém.
Concluindo então, não podemos misturar a glória de Deus com objetos, patuás gospel, mandingas evangélicas ou coisas semelhantes a macumbaria. A proteção ou o milagre de Deus não está em “sal grosso” ou “rosas ungidas”, o poder de Deus vem por fé, através da oração.
Se alguém tem transferido a glória do Senhor a estes objetos, sai fora deste tipo de gente.
Para terminar, deixo a referencia de Romanos 1:23, que por analogia podemos dizer que estão fazendo a mesma coisa com a glória do Senhor quando dizem que tais objetos tem poder.
Que Deus vos abençoe e guarde vossa fé, pois muitos têm pregado um falso evangelho.
Artigos relacionados com o tema:
Falsos profetas, como agem e como identificá-los:
Jesus Cristo homem - José Luis Miranda, a nova seita que exalta o 666:

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Como fica a situação de quem nunca ouviu o evangelho? Serão salvos ou não?


Esta é uma perguntinha de difícil resposta por causa das inúmeras “interpretações” que muitos pastores, teólogos e outros que tem fé na palavra de Deus dão a esta questão. Porém antes que me julguem, espero que leiam o que postarei e verão que mesmo na contra mão de muitos, minha base é a palavra e a luz da mesma.
Pois bem, como não sou de ficar no muro e não estou aqui para agradar ninguém (muitos falam que todos estão salvos para agradar seus ouvintes) vou direto ao ponto divergente, não dando uma interpretação, porque para mim a palavra de Deus é revelada e não está sujeita a “pensamentos humanísticos ou filosóficos” do que é certo ou errado, moral ou imoral, bom e cruel, justo ou injusto.
Assim como no artigo que fiz sobre se “Quando uma criança morre, ela vai para o céu independente da fé de seus pais?”, vou seguir a mesma linha defendendo a soberania, a justiça, a moral, conhecimento de tudo e plano de Deus, mas é claro, embasado na bíblia!
Muitos, creio que até a maioria dos pastores que conheço, entendem que quem nunca ouviu o evangelho está salvo, pelo simples fato de Deus não levar em conta o tempo de ignorância, com base em Atos 17:30, e assim como este texto, se utilizam de forma errada de Romanos 2:12-16.
Ora, se assim fora, então pra que vamos pregar o evangelho? Pra que vamos enviar missionários? Pra que a bíblia deve ser conhecida, pois o seu conhecimento trará o juízo?! Já que estando todo mundo ignorante com relação à Deus e isto lhes dá a salvação, ao que não “conhecem” de forma objetiva o pecado, o mais correto é deixar do jeito que está e o mundo inteiro será salvo! Errados foram os apóstolos de levar o evangelho, perca de tempo, perderam suas vidas por nada!
Espero que vocês caros leitores, entendam meu posicionamento contrário a este pensamento, pois tais questionamentos seriam levantados caso isto fosse certo! Estes dias mesmo vi uma atéia argumentando contra os evangélicos, e ela levantou muitos destes pontos sendo que ninguém ousou responde-la, pois quem acredita que todos estão salvos sem ouvir a palavra, então é bobagem pregar!
Eu fico vendo é que os filhos das trevas em muitas ocasiões são mais esclarecidos do que os filhos da luz.
Então aqui vai minha resposta! Devemos pregar o evangelho para todos, pois o mundo está perdido!
Atos 17:30 em momento algum está querendo dizer que esta “ignorância” significa “sem pecados”, ou seja, Deus não estava lhes imputando faltas pelo não conhecimento das leis de Deus. O que o texto está falando é que independente do que fizeram, Deus os perdoa caso se arrependam, pois lhes é dirigido agora o evangelho, não importa o pecado, Deus está disposto a reconciliar o mundo consigo através da cruz.
Pegando carona, cito também Romanos 2:12-16, que é um texto que remete a um julgamento para os que não estão debaixo da lei, ou seja, desconhecem a lei de Moisés.
O que muitos fazem é se referir a estes “sem lei” é direcionar isto aos descrentes. Errado, este texto Paulo não estava referindo-se aos descrentes, mas aos crentes, porém não aos que seguem a lei mosaica.
Vemos o versículo 12 já rebate o argumento de quem não tem lei não tem pecado após o sacrifício de Cristo. O Texto diz: “Porque todos os que sem lei pecaram sem lei também perecerão”. Daí para frente até o versículo 16 vemos que os crentes gentios que não seguem a lei mosaica não serão julgados segundo ela, mas segundo o evangelho.
Note que assim como este texto fala de seguir o correto de forma natural, nada mais é que o indício da Nova Aliança que foi abraçada por estes (Jeremias 31:31-34), então não são descrentes, mas crentes que não eram oriundos do judaísmo.
Paulo segue o mesmo raciocínio de Romanos 2:26, onde se fazemos algo certo sem ser dirigidos pelas rigorosas penas da lei, isto é, se fazemos o correto por que nascemos de novo e fazemos por amor à Cristo, então isto nos remete a uma justificação tamanha como se estive agindo sob a Lei mosaica.
Saindo agora deste contexto, vamos para outro mais profundo.
Marcos 16:16 combinado com Romanos 10:10-15 e Efésios 2:11-22 teremos então a completa visão que se deve pregar o evangelho por causa da perdição do mundo.
Tanto quem rejeita como o que nunca ouviu o evangelho, ambos estão perdidos, porém o primeiro se faz inescusável enquanto para o segundo há menos rigor, mas isto não isenta da perdição.
Perceba que, com base nestes textos, o mundo está longe de Deus, separado dele, das promessas, sem Deus! Como alguém será salvo sem Deus? Não há como!
Outro ponto, é necessário crer, quem nunca creu em Jesus, no evangelho já está condenado, logo se não há pregação não há salvação.
Por isto se deve pregar o evangelho, levar as boas novas, e qual é a boa nova. É quem em Cristo Jesus, há salvação, a reconciliação, sem as obras da lei, mas pela graça, na lei de Deus, por seu sangue.
Então você, assim como outros pode pensar, “como Deus é injusto”. Querido leitor, se pensarmos assim, julgaremos Deus por muitas coisas, inclusive a tentação de Adão e Eva por Satanás que já estava aqui na terra. A morte e o pecado da humanidade iniciaram-se lá!
O que devo relembrar (para quem já leu outros artigos meus que falo da soberania divina) é que Deus é soberano.
Ele sabe o que faz. Todas as nações um dia estiveram longe de Deus e apenas Israel perto, sendo que atualmente Israel se distanciou de Deus e a salvação veio para os gentios. Deus foi injusto?
O povo que esperava pelo Messias não o reconheceu e o povo que nunca clamou por ele o recebeu? Este foi um argumento muito debatido na epístola de Romanos, sendo que a resposta foi DEUS É SOBERANO.
Mas, como Paulo também frisou que Deus é poderoso para trazer Israel para ser salvo outra vez (e assim o fará), Ele sabe a época de ascender o fogo do evangelho em uma nação ou povo que não o conhece.
Os tempos e as épocas pertencem a Deus (Atos 1:7), o que devemos fazer é buscar seu Reino e sua Justiça para nós e o mundo.

Antes de mais nada, devo citar também a condição da humanidade sem Deus, Romanos 3:23 diz que todos pecaram e estão fora da Glória de Deus. Gálatas 2:16 diz que homem algum é justificado por obras, mas pela fé em Jesus, pois NENHUMA carne será justificada porque agiu corretamente, mesmo sem conhecer à Deus. Só há um mandamento para a humanidade para ser salva de imediato, está em I João 3:23 que nos manda crêr no unigênito de Deus, quem não crê já está condenado.
Pregue o evangelho, pois o mundo precisa ouvir de você, que é testemunha de Jesus, a salvação. Em nenhum outro ou outra forma para que os homens sejam salvos (Atos 4:12). SÓ JESUS SALVA!
Que Deus vos abençoe e seja um evangelizador.
Lei e a graça, um anula o outro?
Quando uma criança morre, ela vai para o céu independente da fé de seus pais?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/10/quando-uma-crianca-morre-ela-vai-para-o.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Jesus é Deus ou não?


Esta é uma pergunta que tem gerado ao longo dos séculos muitas discussões. Era ou não divino? Foi apenas um agente de sacrifício e mais nada, ou era o próprio Deus aqui conosco em forma humana?
Bem, logo de cara vou deixar aqui alguns versículos que mostram o próprio Jesus Cristo referindo-se como Deus. João 6:41, 48, 51; 8:12, 23, 58; 10:9; 11:25 e 14:6. Assim podemos dizer que ele é Deus.
Agora vou advogar esta doutrina e refutar a contrária! Esta divindade à ele atribuída advém dos evangelhos, dos livros do AT e das epístolas de seus discípulos e fiéis que creram nele. Tanto vemos o próprio referindo-se a si mesmo como Deus e outras partes pessoas dando à ele este atributo.
Jesus disse ser Filho de Deus e ter a mesma natureza de Deus. Vemos isto em passagens tais como João 10:30 que diz “Eu e o Pai somos um” e João 14:9 que diz “Quem vê a mim, vê o Pai”.
Jesus afirmou não ter pecado (João 8:46) e ser capaz de perdoar pecados (Lucas 5:24). Ora, atualmente bem como nas eras passadas, principalmente na época em que Cristo esteve na Terra em sua primeira vinda, era sabido que só Deus poderia perdoar pecados. Tanto que em Marcos 2:7 no final do versículo os judeus argüiram em protesto à Jesus a seguinte frase, “Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?”.
Sabemos que também temos (nós) poder de perdoar os pecados de pessoas que nos ofendem (oração do Pai Nosso), porém o que nós difere de Deus é que Ele é o único que pode perdoar todos os pecados, pois não temos como perdoar a dívida de alguém que não nos ofendeu, porém todas ofensa se dirige a santidade de Deus, e para a salvação, somente Deus pode dar o perdão para remissão dos pecados. Assim, Jesus ainda é Deus, pois além de não ter pecado (Hebreus 4:15), tem o poder de perdoar TODAS nossas falhas.
Declarou também ter o poder para nos salvar do pecado e da morte (João 11:25), e ter vindo do céu e que retornaria de lá no final dos tempos para julgar a todos (Mateus 25:31-33).
Só Deus pode dar o descanso para nossa alma (Hebreus 4:9-11 e Salmos 23:2-3), ao que Cristo disse em Mateus 11:28: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”. Assim, ainda temos atributos divinos em Jesus.
Podemos ainda fazer um paralelo de Jesus com outros fundadores de religiões como, Buda, Confúcio, Maomé e o próprio Moisés. Em nenhum deles vemos atributos que encontramos em Cristo, pelo contrario, Buda disse que não era Deus, Maomé disse que era apenas um profeta e Moisés foi apenas um instrumento para retirada de Israel do Egito. Além do mais, nenhum deles ressuscitou mortos, ou curou cegos, surdos, mudos, libertou endemoniados. Moisés mesmo tendo sido um instrumento para que os milagres se manifestassem, não foi o causador do mesmo, ainda mais que ele foi escolhido e não predestinado com Jesus. Jesus causava os milagres.
Não há qualquer poder no nome de nenhum destes citados, com exceção de Cristo, pois em João 8:58 ele se utilizou do nome de Deus a si mesmo (Êxodo 3:14) “O EU SOU”. Se Jesus não fosse Deus, ninguém jamais na história teria dito uma blasfêmia maior do que essa. Ainda mais, com base na lei judaica, ninguém merecia ser crucificado mais do que Jesus.
Diante disto meus caros leitores, não resta dúvida alguma que Jesus é Deus.
Creio que muitos e inclusive judeus tem uma tremenda dificuldade para crer em um Deus que além de ter se humanizado, MORREU de forma vexatória em uma execução cruel.
Mas isto é o que Paulo diz em I Coríntios 1:18, pois para um judeu ou alguém que tem este mesmo pensamento de Deus, seria uma loucura dizer que um dia Deus morreu, parece uma apologia ao pensamento de Friedrich Nietzsche. Por isto a mensagem da cruz é uma loucura! Porém é a verdade.
Outro ponto controverso para fé de muitos crerem que Jesus é Deus, é que Deus falou tanto para não adorar a nada, ainda mais o ser humano. Porém é necessário identificarmos Jesus não apenas como homem, mas também Deus. Assim, não tem porque temer adorar ao Senhor Jesus.
Jamais vimos Jesus rejeitar alguém o adorando. Vemos em muitas passagens anjos e pessoas que iam sendo adoradas e imediatamente chamaram a atenção das pessoas que faziam isto, dizendo para adorar somente à Deus, pois não passavam de servos ou mensageiros do Deus que é único que pode ser adorado, mas com Jesus em parte alguma vemos o mesmo rejeitando tal devoção a si mesmo, pelo motivo óbvio, Ele era Deus e podia assim ser adorado.
Para finalizar este artigo, devo acrescentar para os teólogos de plantão, e pessoas que põe Deus como sendo um ser limitado, regrado e sub-julgado por conceitos humanos, que para Deus TUDO É POSSÍVEL, PARA DEUS NÃO HÁ IMPOSSÍVEIS!
Ora, porque Deus não poderia dar esta demonstração de amor pela humanidade? Quem pode proibi-lo de fazer assim? Onde está escrito que ele não faria isto?
O negócio é o seguinte, devemos deixar (apesar dele não precisar de permissão) Deus ser Deus e buscarmos conhecer seus mistérios para não entrarmos em heresias ou pensamentos que só fazem decair nossa fé.
Expondo desta forma, não creia em palavra ou doutrina alguma que rebaixe a autoridade que tem Jesus, muito menos sua divindade, porque Ele é “o resplendor da sua glória (de Deus), e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra de seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas” (Hebreus 1:3-4).
Que Deus vos abençoe e permaneça firme na salvação que nos foi outorgado por Cristo Jesus, nosso Senhor.
Artigos relacionados:
 
Não deixe de ler os artigos mais acessados na parte final do blog.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A providência divina


Vemos a mão de Deus sustentando todas as coisas. Ele tem o controle sobre tudo e todos (vide o artigo “Deus é onisciente?”) e nele subsiste toda a vida.
Sabemos que o universo é regido por leis, sendo que seu maestro é Deus por meio de sua palavra, seu poder, sua majestade.
É notório seu controle sobre os seres inanimados, sobre os vegetais, animais e o próprio homem.
Sobre a matéria inanimada temos textos como os de Jó 9:5-8, Salmos 74:16-17, Salmos 104:32, Mateus 5:45 e Isaías 40:12. Estas passagens como outras, se vê claramente que Deus estende sua providência real sobre todas as coisas matérias – sobre os céus e a terra, as montanhas e os mares, o dia e a noite, o verão e o inverno, o sol e as estrelas, os montes e o pó, raios e chuva.
Devemos então entender que a mão do Senhor é que governa irresistivelmente estas substancias materiais. Por mais cético que possa ser a pessoa, é incabível, ou inconcebível crer que tudo é obra do acaso essa perfeita harmonia entre estes elementos.
Portanto, esta providência vem do Senhor.
Há também sua providência sobre a criação vegetal. Vemos isto em textos como os Salmos 104:14-16, Mateus 6:28-30. Assim como na matérias inanimada, tudo se resulta do poder divino exercido na plano divino, um seguindo um curso biológico e outro físico.
Sobre os animais irracionais temos textos tipo Salmos 104:21, 27-28, Salmos 145:15-16, Mateus 6:26 e Jó 38:41. Não há ensino mais evidente do que o fato expresso nestas passagens, afirmando que os animais e as aves e todas as criaturas vivas são dependentes da providencia de Deus. Todos recebem de Deus seu alimento, harmonizando com seus desígnios e poder.
Há providência divina sobre o comportamento dos seres humanos. Textos como Provérbios 15:3, Provérbios 21:1, Jeremias 10:23, Provérbios 16:9, Salmos 103:19 e Atos 17:28.
A natureza da providência divina é universal em extensão, e pertence a todas as coisas em todo lugar, grande e pequenas, porque “os olhos do Senhor estão em todo o lugar”. Nada pode escapar ao controle da sua providencia onisciente. Tanto os anjos como os homens, ou qualquer outro ser no universo, depende da providencia divina (Mateus 10:29).
Podemos utilizar o exemplo de José, vendido impiedosamente por seus irmãos para o Egito, mas que Deus em sua boa providencia cuidou para que o mal se revertesse em benção; por isso José disse a seus irmãos: “Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um povo grande” (Gênesis 50:20).
Isto nos ensina que a lei divina governa os homens, negar isto é tentar retirar de Deus seus atributos. Podemos ainda estender seus governo a todos os atos dos agentes morais.
Tal feito não anula o livre arbítrio da humanidade, porém ao mesmo tempo pode influir sobre a responsabilidade humana. Sabemos que seu governo estende-se a toda Sua criação, devemos nos lembrar sempre de que este governo é exercido com sabedora e levando sempre em conta a atuação moral do homem.
Por último, há também a providência particular de Deus. As escrituras estão cheias de instruções sobre a oração, acompanhadas de promessas de que nossas orações serão ouvidas e respondidas.
Diante disto, supor que Deus, depois de ter criado o mundo, retirou-se, deixando que a natureza e suas leis (naturais) governassem todas as coisas do melhor modo possível, é um grande erro.
Como vimos anteriormente, se Deus retirasse por um só momento a sua mão providencial da criação, a natureza inteira mergulharia no caos. Pois aquele que fez todas as coisas, sustenta as mesmas pela palavra de seu poder.
Passagens como Jó 13:15, Isaías 43:2 e Romanos 8:28 demonstram que devemos confiar na providência de Deus sobre nossa vida.
Todo crente em Jesus deve ter a consciência que Deus esta acima e governa sobre tudo e todos. Então não fiquemos ansiosos por nada, mas busquemos o Reino de Deus e sua justiça, e todas as outras coisas nos serão acrescentadas, está é a palavra de Deus para toda aquele que vive por fé!
Que Deus vos abençoe e jamais perca sua confiança no Senhor, que é Senhor de tudo. Ele nunca perde o controle de nada.
Artigos relacionados:
Teorias da conspiração sobre a bíblia:
Não deixe de ler os artigos mais acessados na parte final do blog.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Onde estão os profetas do SENHOR?



Um dos maiores problemas da queda dos reinos de Israel e Judá antes do cativeiro babilônico, foi que a palavra do Senhor estava escassa, pois não havia mais profetas do Deus todo poderoso, porque Jezabel tinha matado a muitos e os poucos que sobraram viviam escondidos (I Reis 8:4).
Ora, tudo isto sucedeu-se desta forma porque o povo não mais queria a verdade em seus ouvidos, e este motivo gerou neles a vontade de “adquirir” para si profetas (pastores) segundo a cobiça de seus corações, isto é, a não condenação pelo pecado, a não pregação a uma submissão ao Deus de verdade, a libertinagem, idolatria, promiscuidade e o principal, quebra dos mandamentos divinos.
Atualmente vemos que o espírito de Jezabel tem calado os profetas do SENHOR. Jezabel além de ser uma idólatra e promover a mesma, tinha sobre si o espírito de sensualidade, luxúria, feitiçaria, domínio sobre os homens e mentira.
Tenho notado que muitos dos que um dia foram uma benção, profetas do Senhor, tem se calado e deixados a serem levados pela profetiza Jezabel (Apocalipse 2:20).
É evidente como o povo de Deus tem recebido a secularização mundana em seu meio. É ecumenismo, paganismo dentro da Igreja, defensores da fé que na verdade são mais contendores da fé, músicas mundanas na Igreja, sensualidade e o pior, a aceitação do pecado.
Há muitos ex-profetas do Senhor que se intitulam de pastores que pregam a legalização do aborto, a banalização do casamento e a aceitação de outro novo como se fosse a coisa mais normal, a comercialização da fé das ovelhas de Cristo, a não pregação da palavra de Deus de forma total, mas apenas algumas partes, muitos tem se dado mais a filosofia do que a palavra de Deus.
Muitos tem transformado a Igreja em uma entidade de classe, fechada para determinado tipo de gente.
Faz pouco tempo que entrei em um site de uma pastor famoso no Brasil, um homem que quer se mostrar como alguém muito inteligente e politizado no meio cristão. Porém fiquei estupefato ao ver em seu site que, para você poder assistir uma reunião, é necessário você fazer um cadastro e passar por uma triagem para saber se pode ou não freqüentar aquela Igreja, e isto vale até para quem não é crente!
Meu Deus do céu! Onde este mundo vai parar? Tão “inteligente” e se auto considera um “doutor da lei de Deus”, mas acho que nunca leu Tiago 2:1-9. A igreja deve ser uma porta aberta para todos, pois civilmente falando, a Igreja é uma instituição religiosa, mas espiritualmente e biblicamente é o corpo de Cristo aqui na terra, e este recebe a todos de braços abertos.
O que tem faltado são pessoas ponderadas na verdade. Uns se abrem demais para o mundanismo dentro da casa de Deus, outros já se fecham que acabaram virando “xiitas” da fé, os radicais ao extremo, só eles são salvos pois descobriram uma verdade agora.
Tanto um como o outro, não tem pregado a palavra de Deus como deve ser pregada.
O que o espírito de Jezabel mais fez foi enganar, por isto devemos sair do engano, do auto senso de superioridade na revelação ou não deixarmos ser levados pelas tentações como a fama, a aceitação e o prestígio mundano.
É comum vermos pastores ou cantores irem em programas televisivos e serem “coagidos” a dar declarações “paz e amor” sobre o pecado, tais como o mais falado, o homossexualismo.
A TV tem tentado de todas as formas encorajar os crentes a uma aceitação plena do homossexualismo, e a melhor forma é pegar “ícones” evangélicos e os fazer dar declarações no padrão que o mundo gosta de ouvir.  
Não sou a favor de um embate truculento com este tipo de gente (homossexuais), pois cada um faz o que quer da sua vida, porém também “esculachar” a palavra de Deus denotando que a pessoa pode permanecer nesta condição é um absurdo (Romanos 1:24-32).
O versículo 32 deste texto acima traz a condenação também para aqueles que consentem, ou seja, aceitam os pecados dos outros como se fossem algo normal quando inquiridos.
Não precisamos ser deselegantes, porém não podemos sermos omissos com a verdade de Deus.
Jezabel, o mundo não pode calar os profetas do Senhor. Que se levantem os profetas do Senhor para sanar o mundo e a igreja.
Que Deus vos abençoe e jamais fuja da verdade que um dia foi nos outorgada pelo Filho de Deus.
Artigos relacionados:
Teorias da conspiração sobre a bíblia:
Não deixe de ler os artigos mais acessados na parte final do blog.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Quando e como surgiu o mal? Com os anjos maus ou com os homens?


Esta é uma indagação que os ateus gostam muito de usar pela não existência de Deus ou para dizer que se Ele existe, então o próprio criou o mal.
Isto é uma completa distorção da verdade bíblica com relação a natureza de Deus. Ainda mais porque as escrituras nos mostram que Ele é bom, santo, incorruptível e sua natureza não é tocada pela maldade, pelo contrário Ele abomina o que é mal, perverso.
Diante disto, inicio o artigo com a seguinte questão, quando surgiu o mal?
As escrituras em momento algum relatam quando (tempo ou data) que veio a existir o mal! Sabemos que seu início não se deu no Éden com Adão e Eva, pois o diabo estava lá com o mal em si.
A bíblia não nos relata quando, mas nos dá a impressão que o ser que quis agir mal em primeiro foi satanás (Ezequiel 28:13-19).
Antes mesmo do surgimento do homem, o diabo como um querubim quis se exaltar mais do que Deus (Isaías 14:12-15), ele preferiu sentir-se orgulhoso, e não estar mais debaixo da santidade divina que lhe foi dada, mas rejeitando seu estado de pureza (Judas 1:6), não quis mais habitar com Deus, sendo que isto lhe causou a queda.
Então podemos dizer que, independente de quando ou com quem, o mal surge quando desobedecemos a Deus, não sendo Ele o feitor da maldade, mas dando liberdade para cada um tomar sua decisão de como agir, até mesmo aos anjos foi dado este livre arbítrio, ao que escolher não esta mais seguindo os mandamentos e a santidade divina, nele próprio surgirá, ou será gerado a maldade.
Assim podemos afirmar que o mal não foi uma criação, mas sim é iniciado pela não preservação do estado original, santo que Deus fez cada criatura, pois Deus não criou ninguém mal, ou para o mal, mas dando o livre arbítrio, pela simples desobediência, isto gera uma afronta a santidade de Deus e o mesmo não pode mais permanecer diante dele, sendo entregue ao pecado.
Isto nos leva a outra pergunta, como surgiu o mal?
Creio eu que já respondi boa parta desta pergunta com o texto de cima. Porém ainda falta alguma coisinha.
O pecado gera a fragmentação da vida de Deus em nós ou qualquer outro ser que afronta sua santidade e domínio.
Quando alguém escolhe “andar com suas próprias pernas”, ou seja, quando um ser toma a decisão que quer andar sozinho, que não precisa mais de Deus ou que não quer servi-lo. O mesmo se torna inimigo de Deus.
Entenda que o amor de Deus está sobre toda a sua criação, pois Ele é amor, porém quando o ser se afasta dele se torna inimigo de sua magnificência, ao que tudo foi feito para Ele e por meio dele, sendo que se alguém não quer se submeter a Ele, então está estará fora do plano da criação original e será destruído.
Sabemos, porém, que existe para os seres humanos o ministério da reconciliação mediante a cruz, e isto não foi dado aos anjos, ou seja, eles têm o livre arbítrio, mas se pecarem não lhes foi dado o arrependimento, pois não conseguem entender tal revelação destinada aos homens (1 Pedro 1:12). O evangelho não foi para eles, mas para os homens.
Então todo aquele que deixa ser gerado o pecado, recebe o mesmo “DNA” do diabo. Porque o mal, sempre terá a mesma natureza nos seres que o escolheram, isto é, ser contra a vontade de Deus.
Atualmente tenho visto uma levada de pessoas que querem se opor à Deus e seus desígnios, de uma forma consciente de afrontá-lo, ao ponto de querer provar sua não-existência ou sua não-dependência. Nada mais é que a natureza do mal sendo manifestada e aumentada na medida que a humanidade da mais liberdade para ele agir no mundo.
Para concluir, podemos então chegar ao ponto que, Deus só cria o bem, mesmo em partes que Ele manda exterminar um povo, Ele não o fez porque as pessoas eram boas, mas sim porque estavam em uma perversidade tão grande, que não se arrependeriam nunca e Ele teve que fazer isto pelos pecados dos mesmos.
Não vemos Deus dando mandamentos que eram maus, é notado isto pelos dez mandamentos (Êxodo 20). Insta então dizer, que o mal só surge, quando alguém lhe dá uma causa, e está causa é quando não queremos seguir o que é bom, sendo que bom é só Deus, se não queremos estar debaixo de sua vontade e submetidos aos seus mandamentos, então seremos considerados como o diabo, inimigos de Deus, fora da aliança.
Que Deus vos abençoe e não sigam jamais as pisadas que levam um ser para longe de Deus, temos que ser amigos de Deus.
Outros artigos relacionados:
Anjos e demônios: O que a bíblia fala?
Libertação e o misticismo da Igreja
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/01/libertacao-e-o-misticismo-na-igreja.html


Ecumenismo, onde tem isto na Bíblia

http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/ecumenismo-onde-tem-isso-na-biblia.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.